16 de abril de 2012

Bolo de Caramelo - Caramel Cake


Faz tempo que ando querendo fazer alguma receita na panela de arroz, mas nada me anima. Vejo algumas receitas e acho que não vale a pena, vejo outras e acho que vai dar muito trabalho rs, e assim vou me esquivando. Mas como eu tinha que fazer um bolo simples para levar de lanche para a loja, resolvi usar a panela, e acabei escolhendo essa receita.

A receita sugere servir com um molho de frutas, que eu não fiz. Mas o bolo fica bem sequinho, e acho que precisa de uma calda ou outro acompanhamento. Se for fazer, faça também o molho.

Por ser uma receita japonesa o bolo é pouco doce, e o sabor do caramelo é discreto, eu particularmente, acrescentaria um pouco mais de açúcar ou de caramelo.

Fiz na panela pequena (3 medidas), não se engane com a foto, o bolo ficou pequenininho, super bonitinho. Vou colocar a receita para a panela média (5 medidas), se alguém quiser para a panela pequena e grande é só mandar um e-mail pedindo. 

Bolo de Caramelo - Para panela média (5 medidas); não serve para panelas com sistema a vácuo, encontradas no Japão. 

Caramelo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de água
50 ml de creme de leite fresco - não tinha, usei leite
20 gr de manteiga sem sal

Numa panelinha coloque o açúcar e a água e leve ao fogo, mexendo sempre até ficar com cor de caramelo, abaixe o fogo e acrescente o creme de leite fresco, misture até dissolver os torrões. Desligue o fogo e acrescente a manteiga, misture até derreter. Reserve. 

Massa
3 ovos
50 gr de açúcar
100 gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó - acho pouco, coloquei 3 colheres de chá

Bata os ovos com o açúcar até aumentar de volume e ficar mais claro, acrescente a farinha misturado com o fermento, alternando com o caramelo reservado. Não bata muito, termine de misturar com uma espátula.
Unte a panela com manteiga, coloque a massa e leve para cozinhar. Se a panela desligar e o bolo não estiver assado aperte o botão novamente e deixe mais alguns minutos. Vai abrindo e verificando. Nesse bolo deixei mais 10 minutinhos e foi suficiente. 
Lembrando que a parte de cima não fica dourada como a parte de baixo.

Desenforme e deixe esfriar, sirva com o molho de frutas frescas e vinho. 

Molho de Frutas Fresca e Vinho Branco 

Sugestão de frutas, pode usar o que você quiser
1 ameixa com casca picada
1 kiwi sem casca picada
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de vinho branco
Misture tudo e deixe descansando na geladeira por 30 minutos.

Beijinhos e até logo!