19 de setembro de 2015

Salmão Teriyaki


Minha primeira receita do meu "Desafio Culinário"!!
Aqui em Campo Grande não tenho muita opção de peixes, ou é salmão ou tilápia ou sardinha, são esses que encontro frescos. Tenho saudades de comprar peixe no Japão, era tanta variedade que na maioria das vezes eu nem sabia que peixe estava comendo rss, cada vez pegava uma bandejinha com um peixe diferente. Ah, aqui temos os peixes dos rios, mas maridão não gosta muito, ele diz que tem gosto de terra rss. Mas as vezes eu me faço de esquecida e compro! ;)

Bom, eu escolhi esse prato porque gosto muito de peixe adocicado e também porque já estava um pouco cansada de comer salmão assado. A receita peguei daqui. Eu gostei muito dessa receita, além do sabor adorei a aparência.

Salmão Teriyaki

Para o peixe:
2 postas de salmão
sal
2 colheres de sopa de saquê
papel de cozinha
farinha de trigo
2 colheres de chá de óleo, para fritar o salmão

Para o molho:
1 colher de sopa de shoyu
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de chá de mirin
1 colher de sopa de vinagre (eu recomendo usar de arroz ou de vinho branco)
1 colher de chá de óleo de gergelim

gergelim para polvilhar

Primeiro tempere o salmão com sal e com o saquê, deixe descansar na geladeira por 10 minutos. Depois seque as postas com o papel toalha, e polvilhe farinha trigo com ajuda de uma peneirinha. Aqueça uma frigideira anti aderente em fogo médio e coloque o óleo, frite o peixe até dourar, de todos os lados.
Depois misture todos os ingredientes do molho e regue o salmão, cozinhe até o molho reduzir, vá virando o peixe com cuidado para caramelizar por igual.
Desligue o fogo e polvilhe gergelim, sirva em seguida.

Eu servi com batata doce assada e brócolis refogado. Além do arroz japonês é claro! ;)
Pra quem gosta de peixe adocicado é um ótimo prato!

Bjos