2 de maio de 2012

Alfajorcitos de almidón de maíz con dulce de leche

Aqui faz calor o ano inteiro! Mentira rs, um exagero falar assim! Faz calor sim, muito calor aliás; mas faz um pouco de frio também. E ele chega assim, sem avisar, um dia você está com sua roupa de verão e no outro dia caçando desesperadamente um casaco para te aquecer. Segunda-feira passei um frio desgraçado aqui na loja, trouxe um casaquinho e vim de sapatilhas, achando que iria esquentar ao longo do dia...quase congelei rs. 
Daí hoje, vim preparada, casaquinho mais grosso e botas; e o dia parece que vai ser agradável, tem muito sol e deve esquentar um pouco.
Aqui é assim, de manhã a gente sai embrulhada de casa, depois passa o dia inteiro carregando o casaco na mão e se arrependendo de ter colocado tanta roupa, mas quando a noite cai colocamos o casaco novamente e agradecemos estarmos embrulhada! rss

Dias desses achei um site de culinária da Argentina, mostrei para meu marido e ele disse que a senhora do site apresentava um programa na TV quando ele morava lá. 
Daí aproveitou e pediu para fazer alfajor de almidón,rs.

Eu já tenho uma receita de alfajor de amido de milho, e é muito parecida com essa, mas o modo de fazer da Maru é diferente, resultando um alfajor mais areado, que deixa a massa macia e leve. 

Alfajor de almidón
  
200 gr de farinha de trigo
300 gr de amido de milho
1/2 colher de chá de bicarbonato
2 colheres de chá de fermento em pó
200 gr de manteiga - usei margarina sem sal
150 gr de açúcar
3 gemas
1 colher de chá de conhaque - não tinha, usei whisky
1 colher de chá de essência de baunilha
raspas de 1 limão


Recheio:
Doce de leite
Coco ralado

Misture a farinha de trigo, o amido de milho, o bicarbonato e o fermento em pó. Reserve.
Na batedeira junte a manteiga com o açúcar e bata até esbranquiçar, junte as gemas, uma de cada vez, batendo bem depois de cada adição.
Depois junte o conhaque, a essência de baunilha e as raspas de limão, bata mais um pouquinho.

Desligue a batedeira e junte a mistura da farinha, aos poucos, depois passe a massa para uma bancada polvilhada com amido de milho e sove bem, até ficar uma massa lisa.
Divida a massa em vários pedaços, assim fica mais fácil para abrir. Polvilhe amido de milho na bancada e com o rolo abra a massa e corte discos de 3cm, com um cortador próprio ou outro utensilio, como xícara de café ou um copo pequeno.

Coloque numa assadeira coberta com papel manteiga e leve para assar até dourar, forno pré aquecido, 180 graus, +-15 minutos. Fique cuidando, pois assa muito rápido e pode passar do ponto
Deixe esfriar e una com doce de leite, depois passe as laterais no coco ralado.


Beijinhos e até logo!