23 de janeiro de 2009

Sponge Cake - Assado na Panela de Arroz


Esse livro ensina a fazer bolos e sobremesas na panela elétrica de arroz; quando vi não pensei duas vezes e comprei, lembrei da época em que usavamos a panela para assar bolos e tortas salgadas, alé de cozinhar feijão. Mas os bolos e as tortas sempre ficavam com a massa pesada, mas o feijão saia bom!rss
Depois que comecei a ver as receitas fiquei me perguntando se valia a pena fazer os bolos e as sobremesas na panela, pensei que não; mas como já comprei o livro achei que deveria pelo menos fazer uma receita!
Escolhi o bolo esponja, e de curiosa fui comparar a receita em outro livro, e fiquei surpresa em ver que são diferentes, daí entendi que não é só assar na panela elétrica, são receitas adaptadas para a panela. No caso desse bolo a receita da panela bate os ovos inteiros e leva fermento em pó, já na receita original os ovos são separados e não vai fermento.
O bolo ficou ótimo, a massa não ficou pesada, pelo contrário, ficou muito leve e fofa. Não deixa nada a desejar para o original. O ruim é que fica dourado só em baixo e dos lados, em cima fica branquinho, mas não fica crú.

Essa receita é para panela com capacidade para 5 medidas de arroz (média), sai um bolo pequeno (15 cm), fica bonitinho! Mas no livro tem a medida da receita para a panela grande e também para a pequena. Quem quiser a receita do bolo para essas duas panelas é só mandar um mail.
No livro diz que essas receitas para panela de arroz não servem para as panelas modernas que tem o sitema a vácuo, aquela que tira todo o ar de dentro da panela para cozinhar, e que faz com que o arroz se conserve por mais tempo. 

Sponge Cake - receita adaptada para panela de arroz (média 5.5)

3 ovos
80 gr de açúcar
100 gr de farinha
1 colher rasa de chá de fermento em pó (3 gr)
40 gr de manteiga sem sal
essência de baunilha, só um pouquinho 
 
Misturei a farinha com o fermento, reservei.
Derreti a manteiga no micro por 30 segundos (potência 900w), reservei.
Com a batedeira, bater um pouco os ovos até que fiquem bem incorpados, acrescente o açúcar e bata até virar um creme fofo e clarinho, acrescente a baunilha. Com a minha mini batedeira fiquei bem uns 15 minutos!rss
Desligue a batedeira, e com uma espátula misture a farinha e a manteiga aos poucos.
Unte a panela com manteiga.
Coloque a massa na panela e bata a panela na mesa, para que saia o ar, umas 2 ou 3 vezes.
Coloque a panela dentro da máquina de arroz e ligue.
Quando ela desligar faça o teste do palito. Se ainda não estiver bom feche a panela e ligue de novo, deixe mais 10 minutos.
 
Quando eu fiz o teste do palito este saiu limpo, mas no livro mostrava as bordas moreninhas, e o meu não estava, por isso liguei de novo e deixei que desligasse sozinha, ficou uns 15 minutos ligada.
 
Tire o bolo da panela, deixe em cima de uma grade e cubra com um pano. Para que esfrie e não fique seco. 
 
Fiz o bolo para usar em outra receita, mas como não ia precisar dele inteiro fiz uma baba de moça para comer com uma parte. Cortei em quadradinhos e reguei com a baba de moça. Vou postar a quantidade que eu fiz, deu justinho para duas pessoas.
 
Baba de Moça 
 
80 gr de açúcar
1/3 de xícara de água
70 ml de leite de coco
1 gema peneirada
Faça uma calda em ponto de fio com o açúcar e a água.
Tire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Misture o leite de coco e a gema na calda e volte para o fogo.
Cozinhe, sempre misturando até engrossar, na receita dizia que não era para deixar fever.